sábado, 31 de dezembro de 2011

O acordo ortográfico e a crase

Dias atrás, me disseram: “aqui tem crase ou não? Depois do acordo, não sei de mais nada...”. Inspirada nesta situação, eu resolvi escrever este texto. 

A primeira ponderação é sobre a pergunta em si: os gramáticos mais fundamentalistas diriam que a forma correta de questionar seria “uso o acento grave ou não?”. Isso porque a palavra crase tem origem no grego krásis e significa mistura, fusão. A crase é, portanto, a fusão dos “as” e é sinalizada pelo uso do acento grave (`). 

Agora vem a resposta: após o acordo as regras do emprego do acento grave mudaram? 
Não, não mudaram. Segundo o texto do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, faz-se o uso do acento grave em três situações: 

a. Fusão do artigo a com a preposição a
Fui à festa de Maria. 
(O verbo ir é transitivo indireto e pede a preposição “a” que, no exemplo, funde-se ao artigo “a”); 

b. Contração da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo
Tenho que ir àquela escola amanhã. 
(O verbo ir é transitivo indireto e pede a preposição “a” que, no exemplo, funde-se ao pronome demonstrativo “aquela”); 

c. Fusão da preposição a com os compostos aqueloutro(s) e aqueloutra(s)
Fui àqueloutra escola, porém não gostei de sua infraestrutura. 

Falando das regras principais é isso! 
Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...