sábado, 10 de março de 2012

10 coisas que aprendi ao procurar estágio

A postagem de hoje é uma dica para quem vai à luta na procura de um estágio supervisionado em escolas. Tudo o que falarei aqui, aprendi na prática e na persistência.

1. Leve sempre consigo uma carta da universidade a mais. Você nunca sabe quando poderá precisar de uma. Não confie nas escolas (há as que são organizadas e as que são enroladas - estas poderão perder a sua carta).

2. Quando você for até a escola, faça isso com tempo e paciência. Escola pública costuma dar chá de cadeira assim que ouve a palavra estágio.

3. Por mais que as pessoas não lhe tratem bem (estagiário não está na categoria "ser humano" para parte das escolas), não revide. Seja sempre uma pessoa bem-humorada e sorridente. Quanto mais você for mal-educado, pior ficará a situação (mesmo que você esteja certo e a escola esteja errada).

4. Pergunte se a escola tem um livro de ponto (que algumas chamam de livro de estágio ou livro do estagiário). Muitas vezes as pessoas que trabalham por lá não avisam. 

5. Se a escola tiver o livro do ponto, provavelmente você colará uma parte da carta da sua universidade nele, então, carregue um tubo de cola com você! (Lembre-se sempre: quanto menos trabalho você der à escola, melhor - ou menos pior - você será visto).

6. Se a escola tiver o livro do ponto, NUNCA, em hipótese alguma, deixe de assiná-lo. Se você esquecer, depois a direção pode se dar ao direito de não querer assinar o seu estágio.

7. Comece observando. Ficar calado até que todos se ambientem com você (e você se ambiente com a escola) é a melhor coisa a fazer. Depois de uns 2 ou 3 dias, as pessoas se acostumarão e você passará a ser visto de outra forma.

8. Seja simpático e atencioso com os alunos. Isso facilitará muito quando você fizer a regência (dar aula) durante o estágio.

9. Não peça para que as pessoas fiquem assinando as suas planilhas a todo instante. Isso pode deixá-las irritadas. Mas também não demore muito, pois pode acontecer de o professor ficar doente, mudar de escola, etc.

10.  Tenha seu estágio planejado: combine com a escola por quanto tempo você ficará por lá. Assim, você passará uma imagem de organização, e a escola confiará mais em você.

6 comentários:

  1. Parabéns ! essa dicas estão perfeitas ! Fico feliz que esteja compartilhando com todos os colegas de nossa turma de PPEDU . Professora Dinéia Hypolitto - Coordenadora do Estágio supervisionado do Curso de Formação de`professores da USJT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora!

      Fico feliz por poder compartilhar aquilo que sei :D
      Espero que ajude!

      Um beijo,

      Excluir
  2. Olá Fernanda, muito obrigada por separar um tempinho e nos dar dicas super importantes.

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      sempre que puder ajudar, pode contar comigo! ;)

      Um beijo,
      Fê:*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...