Trabalhar formando educadores é sempre muito rico. Nesta semana, estive desenvolvendo uma formação em que pude apresentar aos novos educadores da rede CDI a proposta político-pedagógica da instituição.
Em um dos momentos desta formação, fizemos a seguinte reflexão: o que precisamos para fortalecer a nossa prática pedagógica? E um grupo destes educadores respondeu: fortalecer a nossa retórica. Então, eles nos apresentaram o vídeo, que me fez pensar sobre vários pontos da prática pedagógica.
Seguem abaixo alguns comentários dos tópicos abordados:
1º pecado - Começar pedindo desculpas
É claro que imprevistos acontecem, mas um professor deve evitar chegar atrasado, esquecer materiais ou qualquer outra situação que o faça começar uma aula pedindo desculpas. Este tipo de acontecimento passa ao aluno aquela sensação de "meu professor é desorganizado, não tem cuidado com as aulas que prepara".
2º pecado - Falar com exagero
Como professores, temos que ser entendidos por nossos alunos. Por mais que tenhamos um vocabulário elaborado, usar termos claros e linguagem objetiva garante que nossa comunicação será efetiva.
3º pecado - Vícios de Linguagem
Sempre vejo muitos professores reclamando da linguagem de seus alunos; todavia, eles mesmos não se dão conta dos vícios de linguagem que carregam. Conversar com outras pessoas - elas costumam perceber melhor do que nós, os falantes - grave um vídeo de sua aula. Isso ajudará a detectar os vícios de linguagem e se policiar para eliminá-los.
4º pecado - Cultivar o achismo
O senso comum pode servir como ponto de partida para a prática educacional dos educandos. Partindo do que cada aluno acha, o professor deve criar situações para que a turma confronte suas opiniões com as teorias (conteúdos) e, assim, construir conhecimento. Dentro deste panorama, o professor deve estar seguro sobre aquilo que ele espera que os alunos busquem. Os educandos, por sua vez, devem sentir segurança naquilo que o professor diz. Logo, os docentes devem ser acertivos em suas falas e não ficar só no "eu acho" ou no "na minha opinião", expressões que fogem do senso crítico.
5º pecado - Contar piadas
Contar piadas no meio da aula pode ser visto pelos alunos como forma de "matar o tempo", já que estas anedotas costumam fugir do assunto proposto. Isso também gera aquela sensação de "meu professor não tem cuidado ao preparar as aulas" e/ou "esse professor não faz ideia do que está fazendo aqui".
6º pecado - Não respeitar o tempo combinado
A falta de respeito com o tempo é uma falta de respeito com os alunos. Exposições muito longas são cansativas e levam as pessoas ou a dormirem, ou a bagunçarem. Planeje bem as suas aula, calcule o tempo necessário para cada etapa.
7º pecado - Desviar do tema proposto
Acho que este item dispensa comentários. Desviar do tema só deixa as aulas confusas e os alunos dispersos. Os professores sempre dizem que os alunos devem ter foco, o mesmo fica valendo aos docentes.
8º pecado - Confiar na memória
Anote tudo em seu plano de aula. Leia-o previamente. Prepare o que for necessário. Assim, a sua aula ficará organizada e você não se esquecerá de nada.
9º pecado - Discursar sem ênfase
Este é um pecado que muitos professores cometem. Mais uma vez, ou os alunos dormem, ou as aulas ficam aquele pandemônio. No caso das aulas de línguas e de literatura (seja a nativa ou a estrangeira), isso se agrava, pois os alunos perdem completamente o interesse pela oratória.
10º pecado - minimizar a conclusão
O momento em que concluímos um tópico é importante para nos certificamos se os alunos aprenderam ou não. Atropelar esta etapa pode acarretar o não entendimento do próximo assunto que será abordado.
Bem, creio que este assunto ainda dá muito pano para manga, por isso quis trazer estas reflexões para cá.
Como a oratória pode nos ajudar a melhorarmos nossa prática?
Quais outras técnicas podemos usar para melhorarmos o nosso dia a dia em sala de aula?
Pontos sempre bons para pensarmos! ;)
____________________
PS: Para complementar este assunto, sugiro a leitura do texto "7 erros do professor em sala de aula", publicado no site da Revista Nova Escola.
Seguem abaixo alguns comentários dos tópicos abordados:
1º pecado - Começar pedindo desculpas
É claro que imprevistos acontecem, mas um professor deve evitar chegar atrasado, esquecer materiais ou qualquer outra situação que o faça começar uma aula pedindo desculpas. Este tipo de acontecimento passa ao aluno aquela sensação de "meu professor é desorganizado, não tem cuidado com as aulas que prepara".
2º pecado - Falar com exagero
Como professores, temos que ser entendidos por nossos alunos. Por mais que tenhamos um vocabulário elaborado, usar termos claros e linguagem objetiva garante que nossa comunicação será efetiva.
3º pecado - Vícios de Linguagem
Sempre vejo muitos professores reclamando da linguagem de seus alunos; todavia, eles mesmos não se dão conta dos vícios de linguagem que carregam. Conversar com outras pessoas - elas costumam perceber melhor do que nós, os falantes - grave um vídeo de sua aula. Isso ajudará a detectar os vícios de linguagem e se policiar para eliminá-los.
4º pecado - Cultivar o achismo
O senso comum pode servir como ponto de partida para a prática educacional dos educandos. Partindo do que cada aluno acha, o professor deve criar situações para que a turma confronte suas opiniões com as teorias (conteúdos) e, assim, construir conhecimento. Dentro deste panorama, o professor deve estar seguro sobre aquilo que ele espera que os alunos busquem. Os educandos, por sua vez, devem sentir segurança naquilo que o professor diz. Logo, os docentes devem ser acertivos em suas falas e não ficar só no "eu acho" ou no "na minha opinião", expressões que fogem do senso crítico.
5º pecado - Contar piadas
Contar piadas no meio da aula pode ser visto pelos alunos como forma de "matar o tempo", já que estas anedotas costumam fugir do assunto proposto. Isso também gera aquela sensação de "meu professor não tem cuidado ao preparar as aulas" e/ou "esse professor não faz ideia do que está fazendo aqui".
6º pecado - Não respeitar o tempo combinado
A falta de respeito com o tempo é uma falta de respeito com os alunos. Exposições muito longas são cansativas e levam as pessoas ou a dormirem, ou a bagunçarem. Planeje bem as suas aula, calcule o tempo necessário para cada etapa.
7º pecado - Desviar do tema proposto
Acho que este item dispensa comentários. Desviar do tema só deixa as aulas confusas e os alunos dispersos. Os professores sempre dizem que os alunos devem ter foco, o mesmo fica valendo aos docentes.
8º pecado - Confiar na memória
Anote tudo em seu plano de aula. Leia-o previamente. Prepare o que for necessário. Assim, a sua aula ficará organizada e você não se esquecerá de nada.
9º pecado - Discursar sem ênfase
Este é um pecado que muitos professores cometem. Mais uma vez, ou os alunos dormem, ou as aulas ficam aquele pandemônio. No caso das aulas de línguas e de literatura (seja a nativa ou a estrangeira), isso se agrava, pois os alunos perdem completamente o interesse pela oratória.
10º pecado - minimizar a conclusão
O momento em que concluímos um tópico é importante para nos certificamos se os alunos aprenderam ou não. Atropelar esta etapa pode acarretar o não entendimento do próximo assunto que será abordado.
Bem, creio que este assunto ainda dá muito pano para manga, por isso quis trazer estas reflexões para cá.
Como a oratória pode nos ajudar a melhorarmos nossa prática?
Quais outras técnicas podemos usar para melhorarmos o nosso dia a dia em sala de aula?
Pontos sempre bons para pensarmos! ;)
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PS: Para complementar este assunto, sugiro a leitura do texto "7 erros do professor em sala de aula", publicado no site da Revista Nova Escola.
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