quinta-feira, 7 de junho de 2012

Eu e o preconceito com a Educação Física

Símbolo da Educação Física
O tema da aula era Profissão Professor. Já no início do debate, nossa colega de turma – responsável pela condução da atividade – lança a pergunta: para que o professor seja reflexivo, é necessário que tenha uma formação reflexiva; vocês acham que nós temos uma formação inicial assim?

A pergunta veio de encontro a uma reflexão que já estava na minha cabeça há tempos e que resolvi externar, para espanto dos meus colegas de turma: Eu, antes de entrar no curso de Formação de Professores, tinha preconceito com o pessoal da Educação Física.

O fato é o seguinte: nunca tive professores bons de Educação Física – salvo a professora Koka, que era espetacular. Nunca vi um profissional da Educação Física trabalhando integradamente com os outros professores, das outras disciplinas. Nenhum deles despertou em mim um desejo pela prática da atividade física...

A Educação Física, para mim, sempre foi sinônimo de desastre total, de tempo perdido, de passar vergonha na frente dos amigos (afinal, meu saque nunca passa da metade da quadra...)... até que eu cresci, resolvi estudar em uma universidade que tinha a licenciatura separada do bacharelado e tive que aprender a conviver com as diversas áreas, incluindo a Educação Física.

Foi no curso de Formação de Professores que conheci profissionais da Educação Física comprometidos – às vezes, até mais do que os das outras áreas – que estão querendo fazer a diferença na formação de seus alunos. Desde então, meu respeito e admiração por eles cresce a cada dia.

Se a minha formação inicial como professora não tivesse esse diferencial de ser junto com biólogos, filósofos, artistas, colegas de letras e da educação física, a probabilidade de não ver a educação de maneira interdisciplinar seria grande. Este é, sem dúvida, um grande diferencial na minha formação. Hoje, consigo pensar tranquilamente em atividades/projetos integrados com as outras áreas, que contribuem muito mais do que apenas as aulas das Línguas Portuguesa e Inglesa.

Fico feliz que o espaço da licenciatura me abriu as portas para que eu pudesse acabar com este preconceito inútil. Fico feliz por ter conhecido pessoas tão bacanas, que me fizeram ver o ser humano de forma integral – ultrapassando as fronteiras da teoria.

(Quem sabe até o fim do ano eu não deixo essa vida sedentária de lado?! Hehehe)
______
PS: Thamyris, Jorge e Renata, vocês são grandes culpados por isso! Obrigada! <3

4 comentários:

  1. Querida, sempre temos algo a aprender.... Sabe como sei disso??? aprendi isso contigo...kkk Foi um ano muito gostoso, reprodutivo e de muita troca de conhecimentos e experiências!!! agradeço por você fazer parte desse ciclo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamy,
      este ano foi incrível e você tem muita culpa nisso! :D

      Obrigada pelo aprendizado e pela paciência que você sempre teve comigo!

      Um beijo,
      :*

      Excluir
  2. Para tudo, vou descer no próximo!!!! Fê trabalhar ao seu lado foi simplesmente espetacular, tive a oportunidade de passar momentos únicos ao lado de uma profissional fantástica, inteligente, engraçada e reponsável. Tenho a certeza que ao seu lado, eu a Thamy e o Jorge (lindo) mais aprendemos do que ensinamos.

    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uahahaha Rê, sua linda! :)
      Obrigada pelo comentário, pela delicadeza, pela doçura deste ano!
      Você é uma graça!:)
      Quem sabe um dia, vc não me ensine a nadar, não?!

      Um beijo e obrigada por td!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...