sábado, 13 de outubro de 2012

[Resenha] Inglês x Português: semelhanças e contrastes

Recheado de dicas, Inglês x Português: Semelhanças e Contrastes é um livro gostoso de ler. Ao contrário de muitas obras sobre a Língua Inglesa, que são voltadas para brasileiros, a forma como o Professor José Ricardo elabora e estrutura o seu livro é cativante, divertida e intuitiva. 

A partir de uma visão global da Língua Inglesa, o autor apresenta não apenas as influências do idioma no nosso dia a dia, mas também resgata o histórico de várias expressões, nos ajuda a pensar nos termos que exigem uma tradução não literal, além de ter em seu conteúdo várias curiosidades e tabelas-resumos. Tudo isso dividido em doze capítulos extremamente organizados. 

Ainda que o título soe completamente técnico – o que pode assustar um pouco os leitores –, a obra é totalmente acessível a todos os tipos de público. Aliás, aqui vale dizer que várias informações apresentadas pelo autor não são fáceis de ver em qualquer livro – principalmente, porque ele escreveu baseando-se nos questionamentos que brasileiros costumam ter ao estudar o idioma. Como o próprio professor José Ricardo diz: “Trato de uma análise global da língua inglesa a partir do idioma português falado no Brasil, a partir do ponto de vista brasileiro, portanto, um livro com o qual os leitores brasileiros se identificarão e terão facilidade de entender e de aprender”. 

De fato, a identificação acontece, porque o processo de explicação parte da lógica da língua portuguesa. Justamente por isso, a obra é recomendada para todos os amantes dos dois idiomas. Embora não seja um livro didático, ele nos ajuda muito em alguns assuntos que costumam ser mais complicados, como as preposições e as diferenças entre os verbos do e make, já que as explicações são bem mais interessantes do que as feitas por uma gramática. 

O único ponto que me cansou um pouco se deveu ao fato de o autor referir-se aos Estados Unidos utilizando o adjetivo "estadunidense”. Embora eu entenda o ponto de vista dele, já estou tão acostumada com “americano” que, demorei para me acostumar com isso. No restante, Inglês x Português: Semelhanças e Contrastes vale a pena ser lido e compartilhado com os amigos, professores, alunos e familiares!

Livro: Inglês X Português: Semelhanças e Contrastes
Autor: Professor José Ricardo
Páginas: 144
Editora: Disal
No skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...