quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Maria Montessori e a Pedagogia Científica (parte 3)

O papel da escola e do professor

Montessori com as crianças.
O papel da escola é fundamental e muda radicalmente. Embora Montessori tenha começado a desenvolver a sua teoria com pessoas consideradas “anormais”, seu método é bastante rico e difundido com todos os tipos de alunos. Os frutos, entretanto, só são colhidos quando a escola deixa de ser fundamentalmente tradicional e passa a adotar uma postura de acolhida às individualidades de cada um de seus educandos. 

A escola montessoriana sempre buscará estimular o aprendizado de forma atraente, estimulando os jogos e brincadeiras, a interação com o meio. A ideia é fazer com que os alunos, a partir de suas características próprias, possam se relacionar com o ambiente de forma coletiva – aprendendo, portanto, a conviver em sociedade (neste aspecto, vê-se como o método proposto por Maria Montessori dialoga com um dos Quatro Pilares da Educação, proposto por Jacques Delors, que diz respeito justamente a “aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros”). 

O aprender a conviver é levado a sério em todos os momentos em que as instâncias. Este aprendizado acontece de forma contínua; por isso, ao contrário da proposta da escola tradicional, no método montessoriano não há uma pausa, intervalo em que os alunos fazem um recreio. Para Montessori, todos os momentos são propícios ao aprendizado, não havendo, portanto, necessidade de separar o que é aula do que é intervalo: durante as atividades é também possível brincar, e durante o recreio também é possível aprender – logo, não há motivos para separar os dois momentos. 

Montessori e alunos: uma sala de aula fora dos padrões tradicionais. 
As salas de aula também são diferentes: nelas, nada de alunos enfileirados um atrás dos outros, com lugares marcados, uma vez que isso, na visão montessoriana, não favorece à socialização, não estimula na busca por conhecimento. Nas escolas propostas por Maria Montessori, os alunos sentam-se em grupos, espalhados pelo espaço de ensino e aprendizagem, estudando com os colegas. Os professores, por sua vez, misturam-se aos grupos, auxiliando-os quando necessário. A ideia aqui é que os alunos aprendam e descubram os seus próprios erros, tendo o professor apenas como um orientador. As bibliotecas (e, atualmente, a internet) são ferramentas extremamente úteis neste trabalho, uma vez que os educandos vão em busca da informação para construir seu aprendizado.

Os pais têm papel ativo nas escolas montessorianas, uma vez que as instituições de ensino são vistas como uma comunidade.

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Para ler sobre o contexto histórico e a biografia de Montessori, clique aqui.
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