segunda-feira, 8 de julho de 2013

Gramática: quê? Como? Onde e por quê?

Duas das minhas gramáticas.
Muitos alunos me perguntam por que, afinal, temos que estudar gramática. A resposta pode parecer muito simples – para aqueles que gostam – e muito complexa, para os que detestam. Isso, muitas vezes deve-se ao fato de os alunos não saberem muito bem o que é e para que serve a tal da gramática.
Entende-se como linguagem a habilidade que nós, humanos, temos de nos comunicarmos por meio da fala. Esta comunicação, por sua vez, exige o que chamamos de código linguístico, língua ou idioma. Cada região tem o seu idioma materno que é, basicamente, determinado por fatores históricos. A fala é, portanto, fruto do uso do idioma. E a comunicação linguística, por sua vez, pode acontecer via oral ou escrita.
A língua, assim como quaisquer outros pontos da cultura de um povo, sofre evoluções, mudando ao longo do tempo e por meio dos indivíduos que a utiliza – reforçando as diferenças entre os falantes, sejam elas sociais, geográficas, de gênero. Destas distinções que surgem os diferentes níveis de linguagem: culto, coloquial, popular, etc. Contudo, para que haja um entendimento entre os próprios falantes, surge aquilo a que denominamos gramática: uma forma de descrever, combinar e organizar as palavras e expressões linguísticas de forma que elas tenham um significado. Estas normas reguladoras ajudam a padronizar a língua de forma que a fala não seja sem sentido.
É claro que, ao aprendermos a nossa língua materna, internalizamos as regras sem percebê-las. Ninguém nunca parou para nos dizer que falar “os meninas” não é recomendado porque o artigo deve concordar com o substantivo em gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo/superlativo), em Língua Portuguesa. Quando criança, isso não nos é importante. Entretanto, conforme vamos crescendo, ganhamos certas responsabilidades e passamos também a nos expressarmos de forma escrita. Conhecer a gramática ajuda-nos no processo de sermos entendidos pelos demais.
A Gramática divide-se em duas partes: a histórica e a normativa. A gramática histórica estuda o processo de evolução da língua: como nasceu, como é atualmente. Já a gramática normativa expressa o conjunto de regras que descrevem a estrutura padrão do idioma em sua atual fase de evolução. 
Então, por que afinal é importante reconhecer a gramática e saber quando usá-la? Para reconhecimento pessoal e profissional, para entendimento das outras pessoas. Nas escolas ensinam-se as tais normas para que as pessoas aprendam a falar e a escrever de acordo com estas estruturas normativas. Dominar o padrão nos abre as portas para brincar com ele. Conhecer a gramática nos faz mais fortes, mais eloquentes no discurso, seja ele oral ou escrito. Conhecendo estas normas, sabemos quando queremos/devemos usá-las ou não, ganhamos mais consciência de nosso idioma e maior habilidade em seu uso.

____________________
Referências: 
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. Página 16.
SPRATT, Mary; PULVERNESS, Alan; WILLIAMS, Melanie. The TKT Course. United Kingdom: Cambridge University Press, 2005. Páginas 5 e 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...