terça-feira, 17 de dezembro de 2013

[Praticando] Trabalhando com a educomunicação

Foto do meu instagram.
Oi pessoal!
Eu sei, sumi. Peço desculpas por isso. O segundo semestre foi bastante puxado para mim - e acabei tendo que resolver um monte de problemas das duas escolas em que trabalho. Enfim, estou de volta e pretendo postar com mais frequência, porque muitas coisas aconteceram ao longo do segundo semestre e eu quero tentar compartilhar tudo por aqui.

Um destes acontecimentos foi o núcleo de educomunicação do colégio em que trabalho. No meio do ano, surgiu a necessidade de trabalhar a comunicação da escola e entre os educandos. Como já tinha experiência com núcleos de comunicação - da época em que trabalhava em ONGs - assumi a tarefa de orientar os estudantes na elaboração de reportagens, entrevistas e fotografias. Como não tínhamos tempo no horário de aulas, fizemos duas reuniões presenciais - uma em que decidimos as colunas e a pauta do jornal e uma outra em que abordamos o básico dos elementos da comunicação - e então passamos a organizar tudo via um grupo criado no Facebook e por troca de e-mails.



O resultado não poderia ser mais promissor. Não só pelo fato de o jornal ter ficado lindo - e ter servido de incentivo ao estudo da Língua Portuguesa -, mas também pelo fato de como este trabalho desenvolveu o senso de responsabilidade nos educandos. Eles se preocuparam com a redação, com a revisão dos textos e - principalmente - quando algum colega atrasava no envio do material. Quando isso acontecia, os próprios membros do núcleo de comunicação cobravam quem estava sendo irresponsável. De qualquer maneira, o envolvimento dos alunos foi espetacular, como pode ser visto acima. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...