segunda-feira, 14 de abril de 2014

As músicas preferidas dos meus students


Trabalhar com os pequenos é um desafio que se torna mais divertido e mais fácil quando se alia o conteúdo estudado com música. O problema, no meu caso, é que a assimilação da letra na maior parte das vezes acontece quando as crianças repetem os gestos da coreografia. Agora, como lidar com uma falta de criatividade coreográfica? Sofri, mas aprendi a driblar o problema ao perceber que não há causa que o youtube não resolva!

Então, se você não é bom com danças, tudo o que eu posso dizer é: arrume pessoas que dancem - ou ao menos inventem a coreografia - por você. No colégio em que trabalho há datashow e iPads disponíveis para os professores; logo, no meu caso basta que eu projete os vídeos para as crianças verem. Para quem não tem esta facilidade, pelo menos dá para aprender a coreografia e ensinar os pequenos.
(Parece que não, mas inventar a coreografia certa para cada faixa etária dá trabalho!)

Abaixo, há uma lista com as músicas que os meus students amam cantar e dançar. Praticamente todas elas têm algum tipo de coreografia.

The Hello Song - esta é a música que uso no início das aulas. Funcionou bem com os prés I e II, 1º e 2º anos.



Fly, fly, fly butterfly - a turma do 1º ano estava estudando as borboletas com a professora polivalente, então aproveitei para ensinar esta canção. Eles simplesmente adoraram. Geralmente, faço o gesto de uma butterfly subindo e descendo, conforme a letra da música.



Family fingers - há diversas versões desta música no youtube - incluindo a do Hulk, do papai Noel, de gatos, cachorros e a do Spiderman! - abaixo, uma das que eu uso sempre com a turma do 1º ano.



Do you like broccoli icecream? - esta eu usei para treinar a estrutura de pergunta e resposta com os educandos dos 1º, 2º e 3º anos. Eles se divertem com as misturas todas! hehehe



Head, Shoulders, Knees and toes (Hip Hop Version) - definitivamente, os meus pequenos AMAM esta versão. Quando passei com eles, fiz um combinado de ninguém se jogar no chão (porque não daria certo 30 crianças fazendo isso ao mesmo tempo), e tudo deu muito certo! - Esta eu trabalhei bastante com as turmas de 2º ano.



Hokey pokey - tanto a música do family fingers, quanto a do head, shoulders, knees and toes e a do Hokey Pokey são excelentes para trabalhar o vocabulário do human body e a coordenação motora dos pequenos.



Goldilocks and the three bears - quando passei esse, nós assistimos à história uma vez, depois eles quiseram imitar (e imitaram tudo, não só a parte da coreografia). Foi bem divertido também!



The goodbye song - A música da despedida. Mais uma do Matt, que os meus pequenos AMAM de paixão! Essa eu uso bastante com os prés e o 1º ano.



Bem, acho que é isso. Depois compartilho os outros vídeos, que não são necessariamente musicais, mas que eles também adoram.
Beijos e queijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...