sábado, 21 de janeiro de 2012

[Atividade] Countable X Uncountable Nouns

Uma amiga minha me perguntou no facebook se eu conhecia alguma atividade que contrastasse o que é contável do que é incontável, na Língua Inglesa. Segue abaixo uma sugestão de aula, inspirada no livro The TKT Course

Preparando uma festa de aniversário 

Objetivos: 
  • Identificar quais seriam as comidas e bebidas de uma festa de aniversário, reconhecendo quais itens são contáveis e quais são incontáveis em Língua Inglesa; 
  • Simular a escolha dos preparativos de tal festa, elaborando uma lista com os produtos escolhidos; 
  • Ponderar sobre os aspectos linguísticos que foram necessários para o desenvolvimento da tarefa; 
  • Assumir uma postura dialógica dentro do grupo, negociando quais itens são os melhores para a composição da lista de comidas e bebidas. 

Materiais necessários: 
Worksheets com imagens, nomes e preços dos itens mais comuns – comidas e bebidas – em festas de aniversário. 

Desenvolvimento da atividade: 
1. Warm up: Comece perguntando aos seus alunos quando eles fazem aniversário, o que eles gostam de ganhar de presente, o que consideram uma boa festa e quais são as comidas e bebidas que não podem faltar neste momento de comemoração. 
2. Divida a turma em pequenos grupos e entregue a eles os worksheets
3. Peça a cada grupo que, a partir daqueles worksheets, monte uma lista de compras para uma possível festa. É importante que você estabeleça um valor de gasto máximo para cada grupo (por exemplo: cada grupo terá que fazer uma festa gastando, no máximo $30). Assim, eles serão forçados a fazer escolhas entre os itens dos worksheets. Para que fique mais fácil na realização da escolha, estabeleça também um número máximo de convidados. 
4. Estabeleça um tempo para que eles elaborem a lista de compras. Enquanto os grupos trabalham, ande pela sala, esclarecendo possíveis dúvidas. 
5. Peça para que um grupo apresente sua lista para os outros. Neste momento, ajude-os com pronúncia e/ou outras dificuldades. Agrupe no quadro/lousa, em duas colunas, os produtos que são contáveis e os que são incontáveis, explicando-lhes, então, esse conteúdo gramatical*. 
6. Entregue aos alunos um exercício por escrito, que contenha o novo conteúdo aprendido. 

Avaliação: 
1. Observe o trabalho em grupo e as dificuldades mais recorrentes. Se surgir algum ponto que seja comum a todos, aproveite o momento 5 do desenvolvimento da atividade, e faça os devidos esclarecimentos. 
2. Debata com os alunos as diferentes respostas dos grupos, apontando semelhanças e diferenças entre elas. 
3. Corrija o exercício escrito, observando o que fora – ou não – apreendido pela turma. Se considerar necessário, faça uma revisão dos principais pontos e/ou entregue um material por escrito sobre o tema.
________________
*Você pode encontrar esse conteúdo clicando aquiaqui e aqui.
________________
Referências:
SPRATT, Mary; PULVERNESS, Alan; WILLIAMS. The TKT Course. Cambridge Press University, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...