segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Organizando as suas aulas

Como começar a planejar as aulas?! Como se organizar?! Não sabe nem por onde começar?!
Bem, aqui vão alguns passos que podem ajudar. So...


1. Saiba quantas aulas você terá com cada turma durante o semestre / ano. 
É importante saber quantas aulas você terá com cada turma, para distribuir o conteúdo programático ao longo do curso. Para fazer este “calculo” bata fazer uma tabelinha como esta:


Cronograma de aulas
Aula
Data
Aula
Data
01

11

02

12

03

13

04

14

05

15

06

16

07

17

08

18

09

19

10

20


Ao preencher esta tabela é importante que você tenha em mãos não só o calendário com os feriados locais e nacionais, mas também o calendário letivo da escola.

2. Saiba o conteúdo previsto para cada aula. 
Agora, você já sabe quantas aulas terá no semestre / ano, chegou o momento de você pensar o que será ensinado e aprendido em cada uma delas. 

Se você usa um livro didático para ensinar, pode se basear na ordem em que o conteúdo apresentado aparece. IMPORTANTE: o fato de você se guiar pelo livro, não significa que você precisa se prender a ele para ensinar. Provavelmente, a escola em que você leciona, lhe passará as datas de início das aulas e de fechamento das notas. Esta data – a de fechamento das notas – é importante, pois ela lhe dará base para data final de avaliações. Se você fará provas com os seus alunos, é importante que isso apareça no cronograma. 

Abaixo, segue um exemplo abaixo:


Conteúdo do curso
Aula
Conteúdo Programático
01
Getting to know each other
02
Review Basic 1
03

04

05

06

07

08

09
Review – lessons 1, 2, 3
10
Test
11

12

13

14

15

16

17

18

19
Review
20
Final test
21
Feedback


3. Saiba quais atividades previstas para cada aula. 
Ter clareza do que será feito em cada uma das aulas garante que os alunos aprendam e que você, professor, se sinta seguro em cada atividade desenvolvida.

Ao planejar a sua aula, é importante que você faça isso detalhadamente, pense sempre: se um desconhecido ler o meu plano de aula, ele entenderá?! Isto é importante porque, se você tiver algum imprevisto, outro professor poderá substituí-los sem sustos. Além disso, com o passar do tempo, você pode fazer uma auto-avaliação e mensurar seus aprendizados enquanto professor.

Abaixo, segue um modelo de plano de aula (em duas versões: português e inglês) para você organizar cada etapa do encontro com os seus alunos.
Plano de Aula - Modelo Lesson Plan - Model

Identifiquei cada uma das partes por cores, porque penso que facilita a vida de quem não está muito familiarizado com o plano de aula.
Verde: nome da turma - escreva o nome de cada turma. Isso facilitará a sua vida se você der aulas para muitas turmas diferentes.
Azul: a nota acima é válida para os campos em azul. Saber a escola, para quem trabalha em mais de uma, é importantíssimo. O mesmo vale para o nível, a aula e a data (lembram-se da primeira tabela?! Ela é super útil na hora de preencher estes dados!).
Rosa: nestes campos você traçará o que é primordial que seu aluno saia daquela aula sabendo. São os objetivos que justificarão você estar ali, lecionando. Segundo Massetto (1994),
"Objetivos são metas estabelecidas ou resultados previamente determinados. Indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como consequência em atividade de uma determinada  escola, série, disciplina ou mesmo de uma aula, sem levar em conta a filosofia de Educação ou a teoria de aprendizagem que sigamos.
Ao definir objetivos, em geral coloca-se ênfase em modificações de comportamento do aluno quanto a conhecimentos, habilidades e atitude que, antes de cursar a referida disciplina, ele não era capaz de realizar, ou pelo menos de realizar tão eficazmente.
O  estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. Orienta também o aluno, que fica sabendo o que se espera dele nesse curso, disciplina, série ou aula".
O objetivo principal é aquilo que é imprescindível que seu aluno saiba. Junto com ele, algumas outras metas, a que chamamos de objetivos específicos. Por exemplo: um professor de Inglês pode ter como objetivo principal ensinar a function "greeting and introducing people". Seus objetivos específicos - geralmente são mais de um - podem ser: ensinar os titles (Miss, Mr., etc.) e o verbo to be no presente (my name is...). Geralmente, no índice do livro didático há os objetivos dos autores para cada tópico ensinado. Entretanto, nada impede que você tenha outros.
Roxo: neste espaço você preverá as dificuldades antecipadas de seus alunos. Este campo fica cada vez mais fácil de preencher conforme você conhece melhor cada um deles. Pense em tudo: dificuldade de locomoção (para o caso de você fazer uma dinâmica), dificuldade de leitura, dificuldade de escrita, dificuldade de  pronúncia, timidez - ou o contrário: há alunos que são extrovertidos em demasia... Enfim, "preveja" quais dificuldades aquela turma pode lhe apresentar.
Feito isso, o que você, professor, pode fazer para anular/minimizar estas dificuldades?! Quais serão as possíveis soluções que você oferecerá à sua turma?! Talvez um aluno tímido se saia melhor desenhando ou escrevendo; o extrovertido por sua vez, pode ajudar um que sabe menos e assim por diante.
Cinza: Saber quais equipamentos e materiais serão necessários evita que você se esqueça de algo e saia correndo que nem louco na hora da aula, enquanto seus alunos ficam lhe esperando. Ter tudo organizado, passará ao seus alunos justamente a imagem de que você É um professor organizado (mesmo que não seja de fato!). Neste campo escreva TUDO (sim eu disse TUDINHO MESMO) o que você vai precisar: rádio, CD do livro tal, TV, comuputador, caixinha de som, tantas cópias do texto X, canetinhas, folhas de sulfite, tantas cópias do worksheet Y, etc., etc., etc. Quanto mais detalhado, menor o risco de você precisar de pedir material para o professor da sala ao lado!
Amarelo: em Estágio, você numerará as etapas (nomeando-as ou não, fica ao seu critério); em procedimento, você descreverá cada etapa da aula (Exemplo: dividir os alunos em pares e entregar o pairwork "House" para que eles descubram a resposta do companheiro). É importante que você esmiúce bem o que pretende fazer, isso evitará que você se perca. Em interação, você colocará com quem as pessoas se relacionarão ao longa da atividade, se será:

  • professor - alunos;
  • aluno - alunos;
  • aluno - aluno;
  • aluno - professor.
Em seguida, temos a duração de cada etapa da aula. Aqui vale uma nota: é importante que você reserve um tempo para a chamada e para outros tipos de recados (como a orientação para uma lição de casa, ou um tempo para marcar uma prova). Por fim, mas não menos importante, vem o único campo que é preenchido depois de cada encontro: avaliação, mudanças e notas. Nele você anotará o que foi relevante de cada etapa: o que deu certo, o que mudaria, como os alunos reagiram a cada atividade, etc.

4. Tenha um controle da notas de cada atividade.
Como você fez o cronograma das atividades, sabe o quando haverá algo para nota. É bom - ótimo, perfeito! - que você tenha uma lista com o nome de cada aluno, para registrar as notas de cada atividade. Isso lhe poupará das dores de cabeça no momento de fechar as médias.

5. Mantenha um canal de comunicação com os seus alunos.
Tenha um e-mail reservado apenas para seus alunos e dedique-se a ele. Peça o endereço de seus pupilos e sempre envie algo para eles, isso manterá a todos motivados a continuarem estudando e fortalecerá o vínculo entre vocês.

Bem, é isso!
Espero ter ajudado ;)

_______________________
Referências: 
MASSETO, Marcos Tarciso. Um plano e seus componentes. In: Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994 (Coleção Aprender e Ensinar), páginas 86-103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...