São
Paulo, 26 de fevereiro de 2012.
Passada uma semana sem aulas, devido
ao carnaval, nossa turma volta a reunir-se um pouco mais cheia. Como havia
muitas pessoas a assistir aula pela primeira vez, o professor fez uma breve
apresentação de si mesmo e de sua disciplina; para, então, dar continuidade aos
conteúdos.
Nesta aula, o professor falou – de
modo geral – qual será a estrutura do projeto que faremos:
I.
Identificação:
Projeto de: curso, treinamento, evento, etc...
Tipo: didático, pedagógico...
Tema: amplo (que represente um problema:
professor, gestão, processo de ensino e aprendizagem, etc...)
População alvo: 20 a 25 alunos de uma determinada faixa
etária (entre Ensino Fundamental II e Médio)
Duração: de 9 a 12 horas de aplicação
Pessoal
responsável: nome dos componentes do
grupo
Coordenadores e
consultores: nome, profissão, local
de trabalho e o tipo de orientação ou consulta realizada com pessoas
especializadas ou ligadas à área temática do projeto. As entrevistas e os
questionários devem ser anexados ao projeto.
II.
Justificativa / Introdução
III.
Objetivos:
3.1. Gerais: ações que serão relativas especificamente ao projeto (2 ou 3).
Redigidos com verbos de ampla significação.
3.2. Específicos: operacionalização dos objetivos gerais. Redigidos com verbos de única
significação. As ações serão detalhadas em termos de comportamentais finais,
por meio de cada ação.
IV.
Metas: são objetivos quantificados de forma a possibilitar a mensuração e
avaliação.
Embora eu já conhecesse esta
estrutura, chamou-me atenção a forma como o professor definiu a redação dos
objetivos. Sempre vejo as dificuldades dos educadores e coordenadores com quem
trabalho em por no papel o que querem realizar, e a maneira que o professor
explicou me pareceu muito clara. Tentarei usar isso em meu trabalho, como forma
de facilitar a vida das equipes que acompanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário