domingo, 13 de maio de 2012

[Plano de Aula] O uso pedagógico da nuvem de palavras

Capa da revista em que li
"A voz dos presidentes"
Lendo a edição de abril da revista Língua Portuguesa, deparei-me com a pequena reportagem intitulada “A voz dos presidentes”, cuja ilustração “sintetiza as 293 mil palavras usadas pela presidente Dilma” nos discursos por ela feitos em 2011. 

Isso me fez pensar como este simples recurso pode servir como ferramenta útil para ajudar os alunos a interpretar e redigir um texto. Na redação, este pode ser um recurso para que o educando possa ter uma noção visual das palavras que ele mais repete ao escrever um texto. A partir disso, pode-se falar sobre a coesão textual. Já na interpretação, tomemos o mesmo exemplo mostrado pela revista: as maiores palavras que aparecem na nuvem de Dilma são “Brasil”, “aqui”, “país”, “todos”, “porque” e “presidente”. Todas elas se destacam de termos que se apresentam numa escala menor – por que foram menos usadas nos discursos – como: “desenvolvimento”, “qualidade”, “compromisso”, “população” e “acesso”. Palavras como “saúde”, “educação”, “moradia” e “emprego” não constam na nuvem feita pela publicação. Partindo destes dados o professor pode falar sobre qual é a intensão contida na fala política e levantar hipóteses do por quê de elas serem estas e não outras. Se preferir, o docente pode, ainda, fazer o caminho inverso: usar a nuvem de palavra depois de os alunos terem analisado o determinado tema, com a finalidade de “conferir” se a análise feita está alinhada com o discurso realizado. Tudo vai depender de qual estratégia atende melhor os objetivos do aprendizado dos educandos. 

A nuvem de palavras pode ser utilizada nas mais diversas disciplinas: língua portuguesa, história, biologia, geografia, filosofia, sociologia... Os caminhos são inúmeros e incluem até mesmo um projeto que integre todas estas áreas (os professores podem pensar em orientar os alunos para fazerem um mapeamento da comunidade no entorno da escola e apresentarem uma síntese dos dados em forma de nuvem, ou ainda, incentivarem os discentes a mapear as palavras mais recorrentes em determinada situação/entrevista etc.). 

Dentro das disciplinas, a nuvem de palavras serve ainda para: 
  • Fazer uma tempestade de ideias;
  • Relembrar um vocabulário específico; 
  • Ensinar os alunos estudarem para uma prova/concurso; 
  • Sintetizar um chat/discussão/debate; 
  • Adicionar um elemento visual a um trabalho/cartaz/postagem de blog; 
  • Compartilhar notas sobre determinado assunto; 
  • Trabalhar a arte visual, por meio da escolha de diferentes cores e fontes; 
  • Trabalhar com a criatividade. 


Criando uma nuvem de palavras 
Clique para ampliar
as etapas do passo a passo.
Para quem nunca fez uma nuvem de palavras, segue abaixo o passo a passo:

1. Acesse o site wordle.net (ele está em inglês, mas é fácil de usar); 

2. Clique na palavra Create, da frase “Creat your own”; 

3. Digite ou cole o texto que gerará a nuvem de palavras dentro da caixa indicada. Se você quiser que as palavras alguma frase e/ou expressão se mantenham juntas, coloque um til (~) entre elas. Depois disso, clique em Go

4. Mude a letra, o layout e a cor da sua nuvem. Para fazer isso, você pode: 
     a. Fazer automaticamente, clicando em Randomize, na parte inferior da tela; 
    b. Fazer manualmente, usando a barra de ferramentas que aparece sobre a sua nuvem. Em Font, você muda o estilo da sua letra; em Layout, você ajusta se quer na horizontal, vertical etc.; e em Color, você tem a possibilidade de escolher outras cores para a sua nuvem de palavras. 

5. Clique em Save, para salvar sua nuvem na galeria de imagens do site e copiar o link de acesso a ela. Aparecerá uma janela para você colocar o título da sua nuvem e o seu nome, mas estes campos não são obrigatórios (embora facilite a busca no site depois).

6. Se você quiser salvá-la em seu computador, faça um Print Screen (Aperte a tecla “Print Screen” do seu teclado, depois abra o Paint, aperte ctrl+v e salve o arquivo onde desejar).

Gostou?!
Agora é só colocar as mãos na massa! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...