sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diálogo e o Tema Gerador

Paulo Freire (1921-1997) ainda é um dos maiores educadores e filósofos do Brasil. Para ele, a educação trata-se muito mais de uma Teoria de Conhecimento do que uma metodologia de ensino propriamente dita, uma vez que tem como o objetivo ampliar a visão de mundo daquele que aprende durante o processo de construção do conhecimento. 

O trabalho com educação popular, enraizado em Freire, luta contra a massificação do conhecimento, pela superação da opressão, levando o educador a ensinar de forma global e interdisciplinar; contrariando, assim, o método tradicional (a que Freire se refere muitas vezes por “educação bancária”, já que o ensino clássico vê o aluno como um depósito em que o professor apenas despeja conteúdo). Freire vê a educação ser construída por meio do diálogo que respeite o educando em sua plenitude. É por meio desse diálogo que as pessoas tornam-se críticas e autônomas. É por meio dessa autonomia que o educando percebe-se como cidadão e aprende. 

Mas em que se consiste esta “dialogicidade da educação”?! Nas próprias palavras de Paulo Freire, “o diálogo é este encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu”¹. Em outras palavras, o diálogo é um processo que só acontece quando educador se despe de preconceitos e ideologias que pressuponham o educando como um pote vazio a ser preenchido com conhecimento. Só há diálogo quando educador e educando encontram-se em uma perspectiva horizontal, em que ambos têm responsabilidade na construção do saber, uma vez que ambos têm conhecimentos e vivências em diferentes áreas que podem ser somadas na edificação desta sapiência. Neste sentido, o diálogo é importante na proposta freireana, pois faz a ponte entre o estudo da realidade trabalhada ao longo dos processos de leitura de mundo e de coleta de dados (fala do educando) e o processo de problematização desse mundo/dados (fala/apoio do educador). 

O tema gerador é uma decorrência do diálogo entre educandos e educandos e entre educandos e seu educador, que têm o mundo como meio de dialogicidade. Como seu próprio nome já sugere, é do tema gerador que nasce o conteúdo a ser trabalhado ao longo do curso. 

Sonia Couto Souza Feitosa, educadora e estudiosa de Paulo Freire, afirma sobre o tema gerador que 
Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado.²
É importante ressaltar que só conseguimos chegar a um tema gerador, quando temos uma reflexão crítica das relações entre os homens e o mundo e das relações entre os homens entre si. É papel do educador conhecer bem a sua turma e estimulá-la para que possa ampliar sua visão de mundo em relação a esses tipos de trocas e provocá-la para que o tema gerador seja escolhido a partir do interesse comum de todos. 

Quando um educador faz o uso do diálogo para chegar em um tema gerador, ele compartilha da visão freireana de fazer educação com o povo e não para o povo. Isto não isenta, entretanto, sua intenção enquanto educador. Todo educador deve ter uma intenção por trás de uma atividade, e o próprio Freire afirma que não há uma educação neutra. É importante, portanto, se questionar em torno de que se dará este diálogo, para saber como trazer da turma um tema gerador e saber como se trabalhar com ele. Esse “trabalhar” com o tema gerador deve partir do pressuposto de criar uma ação sobre o assunto escolhido pelo grupo para “re-criar” a realidade de uma forma crítica e consciente. Esta ação deve ser fruto do desafio lançado pelo educador aos educandos e deve resultar em uma reflexão de todos os envolvidos na ação sobre seu papel na sociedade em que agem. 

Tema gerador define-se, portanto, como o ponto de partida para o aprendizado permeado pelo diálogo. Quando os educandos aprendem com algo que diz respeito ao seu mundo, agem com afinco e se apropriam do conhecimento com mais facilidade, não importando se o conteúdo for línguas, matemática, ciências ou informática. A transformação acontece aliando algo que é desejo dos educandos (tema gerador escolhido pela turma) e que é o objetivo do educador (o conteúdo do curso). É justamente isso que gera o saber.

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Referências:
¹FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 17ª edição, 1987. Página 45. ²FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Tese de Mestrado, FE-USP (1999).

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