terça-feira, 21 de abril de 2015

[Prática] Atividade: Tongue twisters e você!

Olá!
Hoje eu trouxe uma atividade que fiz com a minha turma fofa e querida do 5º ano, mas que serve para estudantes de 10, 11 anos em diante – o que inclui adultos. Como as minhas crianças sempre se interessaram muito por pronúncia, preparei uma atividade diferente para descontrair e explorar a prática oral.

Para começar, disse que a nossa aula seria desafiadora e que eles assistiriam a um vídeo de cerca de 10 minutos sobre o tema. Isso despertou a curiosidade das crianças – que me encheram de perguntas sobre o que seria feito. Então, assistimos juntos ao vídeo do canal de uma blogueira brasileira chamada Cintia:


Ao fim do vídeo, os educandos já perceberam que aquela aula seria para eles “pagarem o mico” também. Puxei uma rápida conversa antes de eles começarem, para que soubessem a importância de tentar fazer o melhor e para lembrar que, ao mesmo tempo, a atividade deveria ser tão descontraída quanto o vídeo das meninas – ou seja, todo mundo poderia se permitir errar.

Então dividi os educandos em trios e quartetos, entreguei uma cópia dos oito trava-línguas que aparecem no vídeo e mais dois dados para cada equipe. Como os tongue twisters estavam numerados, as crianças deveriam jogar os dados duas vezes: a primeira, para saber qual trava-língua falar e a segunda para saber quantas vezes falaria. Em uma rodada todos jogavam os dois dados (para ter a oportunidade de falar o trava-língua nº 8, por exemplo) e na outra, apenas um (para conseguir pegar os números baixos, como 1, 2 ou 3).


Clique em download para baixar uma cópia do arquivo.

A atividade foi um sucesso. Os educandos se divertiram bastante (e eu também). Como cada tongue twister era focado em um fonema em específico, consegui perceber quais eram as maiores dificuldades dos estudantes e quais as suas facilidades. Depois, assistimos a mais um vídeo – um pouco mais técnico – em que pudemos ver a visão de um nativo sobre o assunto. No final da aula, abrimos uma roda de conversa sobre como havia sido a experiência e sobre como podemos usar “coisas bobas” para tornar o nosso aprendizado divertido. 


Acabei usando duas aulas, de 50 minutos cada, para a atividade, porque as crianças queriam brincar mais e desafiar uns aos outros. Além disso, eles quiseram levar uma cópia dos trava-línguas para casa, para desafiar irmãos, pais, primos, tios e amigos. Ver o inglês sendo levado à rotina dos educandos também é muito gratificante.

E você, já fez alguma atividade com tongue twisters? Deixe todos os detalhes nos comentários! Vou adorar conhecer um pouco da sua experiência.


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