"O ideal é que, cedo ou tarde, se invente uma forma pela qual os educandos possam participar da avaliação. E que o trabalho do professor seja com os alunos e não do professor consigo mesmo". (Paulo Freire)
Nascido no meio artístico, o portfólio migrou para a área educacional na década de 70, no Canadá, sob a forma de teaching dossie (dossiê de ensino). Vinte anos mais tarde, foi a vez de os Estados Unidos adotarem, por meio da Association for Supervision and Curriculum (Associação para a Supervisão e Currículo), o portfolio moviment como prática pedagógica que ganhou força por:
- Avaliar o aprendizado do aluno;
- Avaliar o conhecimento do professor universitário;
- Ajudar no/avaliar o desenvolvimento do professor em formação;
- Certificação dos professores já formados;
- Registrar a vida estudantil, servindo como currículo.
Ao contrário de uma pasta de arquivos em que alunos e professores guardam tudo o que foi feito em sala de aula, o portfólio é composto por uma seleção refinada dos trabalhos dos estudantes. Tal antologia tem por objetivo principal retratar o aprendizado de forma clara e coesa. Para que isso aconteça, é preciso que todos os envolvidos no processo (corpos docente e discente, pais e responsáveis) tenham clareza dos objetivos propostos tanto para o portfólio como um todo, quanto para cada uma das atividades que o compõem.
Esta seleção refinada do trabalho pode ser feita somente pelos alunos, somente pelos professores ou ainda - o que julgo ser a melhor opção - em um diálogo entre os dois. Algumas escolas que fazem o uso de portfólio como instrumento de avaliação incluem também momentos em que os pais ajudam os seus filhos a escolherem o que fará parte ou não do registro.
Ao elaborar os portfólios é importante não perder de vista as suas sete características essenciais:
Ao orientar a confecção do portfólio, o professor deve facilitar a sua compreensão por meio de uma apresentação de como é desenvolvido este trabalho (que também é interessante ser feita aos pais), promovendo atividades individuais e em grupo e confrontando o seu conteúdo com os objetivos planejados e com os resultados das avaliações. Este confronto possibilita o entendimento dos avanços na aprendizagem dos alunos.
Ao elaborar os portfólios é importante não perder de vista as suas sete características essenciais:
- Fazem uso de múltiplos recursos;
- São autênticos (têm "a cara" de seus autores);
- Constituem-se em uma forma dinâmica de avaliação;
- Os propósitos, como já fora mencionado, são explícitos;
- Proporcionam a integração;
- Geram um pertencimento de trabalho;
- Têm natureza multiproposital.
Ao orientar a confecção do portfólio, o professor deve facilitar a sua compreensão por meio de uma apresentação de como é desenvolvido este trabalho (que também é interessante ser feita aos pais), promovendo atividades individuais e em grupo e confrontando o seu conteúdo com os objetivos planejados e com os resultados das avaliações. Este confronto possibilita o entendimento dos avanços na aprendizagem dos alunos.
"A autoavaliação, a reflexão e a oportunidade de o aluno revelar o processo pelo qual o trabalho é expresso no portfólio constituem a centralidade do portfólio".
(Klenlwski 2003 apud Villas Boas 2005)
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