segunda-feira, 29 de abril de 2013

Trabalhando com o portfólio... um bimestre depois


No final do ano passado, fiz uma proposta ousada para a diretora de um dos colégios em que trabalho: propus a avaliação por portfólio (para entender melhor esta proposta, clique aqui). Após explicar os objetivos deste tipo de avaliação, fui incisiva dizendo que se os outros docentes não quisessem, faria ao menos o portfólio de inglês. Então, a diretora comprou a ideia, que foi apresentada ao corpo docente durante a jornada pedagógica no começo de fevereiro.

Abaixo segue a descrição de como realizamos este trabalho ao longo do primeiro bimestre:

Como todos os professores acharam a ideia boa, mas nenhum nunca havia trabalhado com este sistema de avaliação, estabelecemos um padrão - que ajudaria na orientação dos alunos e na nossa posterior avaliação:
  • Todos os portfólios (ao menos em 2013) seriam bimestrais - assim conseguiríamos mensurar com maior facilidade se a experiência deu certo ou não;
  • Todos os portfólios deveriam ter ao menos três atividades por disciplina - isso garantiria que os alunos não relacionassem o conteúdo do portfólio ao professor que tem mais afinidade; fazendo, portanto, uma avaliação de tudo o que fora estudado no período;
  • Todos os portfólios deveriam ter uma capa, um índice, uma introdução e comentários pessoais sobre o que fora estudado (facilidades, dificuldades, pontos de atenção, o que mais e menos gostou durante as aulas etc).
Partindo deste princípio, os alunos foram orientados por todos os professores já no primeiro dia de aula - que fizeram questão de frisar que o portfólio é muito mais do que uma pasta de arquivos.
No meio do bimestre, aproveitamos um momento de assembleia e pedimos para que os alunos levassem o que já haviam construído. Este dia foi de extrema importância, uma vez que todos os docentes puderam dar sugestões de organização das atividades, e os alunos puderam compartilhar suas ideias uns com os outros. Este dia também serviu de alerta para aqueles que ainda não haviam começado a montar o portfólio: eles perceberam que esta tarefa, embora fácil, não era simples. Por isso, muitos alunos começaram a correr atrás do prejuízo a partir deste dia.

O tempo passou, e o bimestre chegou ao fim. Sendo assim, todos os alunos entregaram os seus portfólios na escola para que os professores pudessem avaliar e... que grata surpresa! :) A adesão dos alunos à proposta e ao formato padrão foi quase total. E os comentários então?! Super sinceros! Abaixo temos um resumo de alguns pontos que tanto os alunos, quanto eu percebemos ao longo do processo:
  • Cuidado com as atividades - a cada aula, eu percebi que os alunos adotaram uma postura mais caprichosa com as lições feitas, porque eles sabiam que elas seriam vistas por várias pessoas, no portfólio posteriormente;
  • Organização e responsabilidade - vários alunos escreveram em seus comentários e conclusões que se sentiram mais responsáveis e organizados, pois tiveram que guardar e ordenar toda a sua produção bimestral;
  • Criatividade - a liberdade de poder montar o portfólio da forma que queria fez com que os alunos soltassem a criatividade. Com isso, surgiram alguns portfólios temáticos: uma aluna usou flores raras como tema (cada disciplina tinha uma capa com uma flor distinta); outro usou o sistema solar (o sol e cada um dos planetas representando uma disciplina); tivemos ainda desenho japonês; time de futebol; fotos de diversos pontos turísticos; banda preferida... Enfim, personalidade e criatividade vieram à tona!
  • Comunicação - o portfólio sem dúvida alguma me ajudou a conhecer melhor aqueles alunos tímidos que nunca falam em aula, que nunca perguntam nada. Por meio dos textos, desenhos e colagens eles disseram muito do que pensam e de como se sentem. Poder conhecê-los melhor sem dúvida me ajudará a orientá-los em seus estudos. Aliás, isso me leva ao próximo ponto:
  • Reflexão - este foi um ponto alto! Felizmente, o objetivo do portfólio foi atingido, e os alunos foram muito honestos consigo mesmos e com os professores. Isso foi incrível e de extrema importância para mim. Ler cada comentário me ajudou a repensar a minha prática e a perceber que o caminho escolhido está seguindo o rumo certo. Descobri que tudo aquilo que me preocupava por achar que não estava funcionando/agradando cumpriu os objetivos planejados e - o que me deixou mais feliz - fez com que os alunos começassem a ver a disciplina de uma outra maneira. Muitos deles, que começaram o ano dizendo que odiavam inglês, refletiram dizendo que mudaram seus pontos de vista, passando a encarar o aprendizado do idioma de forma positiva.
Resumindo: no início, tudo parece assustador e nebuloso; mas no final, ver todos os alunos carregando seus portfólios para cima e para baixo, vale à pena. É claro, é mais trabalhoso do que apenas fazer uma prova - tanto para os alunos, que devem selecionar e comentar os trabalhos; quanto para os professores, que têm um volume grande de portfólios para ler e comentar - mas o esforço é compensador, uma vez que a qualidade do aprendizado dá um salto qualitativo (e quantitativo! Tive um número bem menor de alunos em recuperação, porque muitos deles acabaram estudando enquanto montavam os portfólios e, em consequência, tiveram uma nota mais alta nas avaliações bimestrais).

Definitivamente, esta é uma experiência que recomendo! 

4 comentários:

  1. Fê, muito legal saber que sua experiência com portfolios está dando certo. A escola de língua inglesa onde trabalho desenvolveu um projeto bem interessante com e-folios, que foi apresentado no TESOL, inclusive. Também como aluna tive a oportunidade de usar portfolios, tanto na escola, quanto no curso de inglês. Você vai ver ao longo do ano letivo como será bom acompanhar o progresso dos alunos. Além de que reforça a ideia dos alunos como sujeitos do próprio aprendizado. Abração e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! :)
    Fico muito feliz por saber que o número de escolas/professores que estão propondo a avaliação por portfólio está crescendo! Fico mais feliz ainda de saber que conheço alguém que tem este tipo de experiência, pois sei que posso pedir algumas dicas! hehehe
    Ter os alunos sujeitos do próprio aprendizado é, sem dúvida alguma, a melhor parte disso tudo! :D

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  3. Olá professora Fernanda!
    Poderia me passar seu e-mail para conversarmos sobre portfólio?
    Sou aluna da FAV/UFG e estou realizando uma atividade sobre este assunto, preciso de
    professores que tenham utilizado esta metodologia.

    Obrigada!
    Profª Evamiriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evamiriam,
      podemos conversar. Por favor, deixe o seu contato na aba contato do blog ;)
      Será um prazer lhe ajudar!
      ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...