Para esta aula o professor deve separar algumas sentenças com um conteúdo já estudado pelos educandos. Para uma aula de 50 minutos eu preparei 14 orações. Foi interessante porque escolhi não apenas temas gramaticais, mas também culturais.
As frases por mim usadas foram:
- A cow eats grass.
- The sun comes up in the evening.
- A cow gives milk.
- A lion eats grass too.
- Todas is cold and cloudy.
- Five plus two equals eight.
- Giraffes are taller than lions.
- Neymar likes playing basketball.
- Micheal Jackson is Canadian.
- Camberra is the capital of Australia.
- We can't recycle plastic bag.
- Dolphins is in December.
- We can run at Ibirapuera park.
- We brush our teeth after meals.
No dia da aula dividi os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas. Então, escrevi uma sentença por vez e a li em voz alta. Cada grupo tinha alguns minutos para discutir se a tal afirmação era True or False (verdadeira ou falsa). Depois saía perguntando para as equipes quais eram as suas respostas e anotava em um placar na lousa. Ganhava ponto todos os grupos que acertavam.
Quando a afirmação era falsa, dava um tempo extra para que os grupos tentassem explicar a razão disso. Aquelas equipes que conseguiam, ganhavam mais um ponto.
Embora esta atividade seja simples, consegui perceber várias nuances que vão desde quais são as panelas da sala, quem tem dificuldade e se esforça, quem tem dificuldade e largou o inglês de lado, quem tem facilidade, quem é mais tímido, quem é mais desinibido, se há algum aluno que precisa desenvolver o espírito de equipe e cooperação... Além disso, todo mundo super curtiu. Primeiro, porque eu deixei a formação dos grupos a critério deles; segundo, porque eles estão em uma fase da vida em que a competição torna tudo mais interessante.
Foi uma aula prazerosa, que eu recomendo! ;)
___________
Ah! Só uma observação: esta atividade é muito versátil. Fiz sentenças em inglês, porque é a disciplina que leciono, mas há a possibilidade de as frases serem em português também (com erros ortográficos, semânticos, de concordância etc., no caso das sentenças falsas). Além disso, pode-se adaptar com os conteúdos de outras disciplinas, trazendo os seus conceitos/termos científicos.
___________
Ah! Só uma observação: esta atividade é muito versátil. Fiz sentenças em inglês, porque é a disciplina que leciono, mas há a possibilidade de as frases serem em português também (com erros ortográficos, semânticos, de concordância etc., no caso das sentenças falsas). Além disso, pode-se adaptar com os conteúdos de outras disciplinas, trazendo os seus conceitos/termos científicos.
Ótima atividade.
ResponderExcluirDeve deixar a aula descontraída e foi bom para conhecer mais os alunos.
Beijos, Aline
http://24diasdeprimavera.wordpress.com