domingo, 4 de novembro de 2012

Maria Montessori e a Pedagogia Científica (parte 2)

Clique aqui para ler o Contexto Histórico e a Biografia de Montessori

Proposta Pedagógica 

Alguns pontos são peças-chave no pensamento montessoriano. O primeiro deles diz respeito ao fato de que Maria Montessori parte da premissa de que as crianças absorvem facilmente o que apreendem, sendo como esponjas: aprendem a falar, a escrever e ler, a comer, a andar etc. Por isso, os professores devem respeitar a capacidade de aprendizado de seus alunos cultivando o desejo natural de descoberta que a criança traz consigo e alcançando o seu potencial. O educador vale-se, portanto, do papel de guia, como a própria pensadora revela:



Sobre este “se abster de interferir”, nota-se como Montessori é enfática ao inferir que os alunos devem trabalhar cooperando uns com os outros: os mais velhos, ajudando os mais novos – em um ambiente amistoso e sem competitividade. Sobre o “ambiente previamente organizado”, nota-se que Montessori prioriza um ambiente de conforto e liberdade, com móveis que tenham o tamanho adequado para os alunos. Um ambiente adequado respeita o desenvolvimento do educando, instigando-o em busca do conhecimento. 

Dentro da proposta pedagógica montessoriana, há um respeito pela individualidade, pela liberdade e pela atividade, tendo o aluno como sujeito da ação e objeto de aprendizado. Por levar as funções biológicas a sério, seu método também é conhecido como pedagogia científica, uma vez que sua visão foca-se no desenvolvimento infantil, partindo da premissa que o amadurecimento mental é concomitante ao biológico. Assim, cada fase de desenvolvimento físico e mental deve ser respeitada, sendo destinadas a elas as atividades adequadas que não firam o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida.

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