sexta-feira, 26 de outubro de 2012

[Resultado] Projeto: Oficina de produção de texto de literatura infantil

Orientadoras do projeto: Valdineia, professora Dineia e eu
No começo do ano, tive o prazer de começar um projeto de orientação junto às alunas do curso de Pedagogia da Universidade São Judas. Como já tinha experiência na elaboração de livros de Literatura Infantil, a professora Dineia Hypollito convidou a mim e a minha colega de turma, Valdineia Rosa para apoiá-la na condução dos trabalhos com as alunas dos 2º e 3º anos.

Começamos fazendo uma palestra de sensibilização, explicando às discentes quais são as etapas da produção de um livro infantil e passando algumas referências bibliográficas para que elas pudessem buscar informações complementares. Este processo foi muito importante porque abriu um canal de comunicação entre nós, bacharelas em Letras e alunas do curso de Formação de Professores, e as estudantes de Pedagogia (se a melhor formação continuada é aquela em que professores de diferentes áreas se conversam, esta interdisciplinaridade foi fundamental nas nossas formações).

A segunda etapa deste projeto contou com a revisão dos textos produzidos pelas alunas. Este processo foi muito rico, uma vez que tanto a Valdineia, quanto pudemos exercitar tudo aquilo que aprendemos de revisão de texto no nosso curso de bacharelado, e as alunas de Pedagogia colocaram em prática o que estavam estudando ao longo do ano na disciplina de Língua Portuguesa. 

Por fim, na terceira etapa pude orientar quatro oradoras que fizeram duas palestras* durante a II Jornada Pedagógica, realizada no mês de setembro. Estas alunas compartilharam com a comunidade acadêmica como foi o processo de criação dos livros e falaram sobre a importância da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as obras produzidas tanto pelo 2º, quanto pelo 3º ano ficaram expostas para o público ali presente. 

Durante a Jornada, cada turma escolheu um livro para ser lido para o público ali presente. O representante do 2º ano foi Os mundos de Polegarino, das autoras Camila Aguida de Oliveira, Mineiva Medina Rodrigues Silva e Natália Souza Lima Miniguiti; já o do terceiro ano foi A princesa que salvou o super-herói!, escrito por Eliana Franzão, Idalina Carezzato, Mariana Pachioni, Marina Morato e Paula Catalan. 

Livros lidos durante a II Jornada Pedagógica.
As histórias ficaram magnificas e a leitura delas durante a jornada foi muito prazerosa. Além disso, os resultados finais nos mostraram que os principais objetivos traçados para o projeto foram atingidos. São eles: 

• Valorização do trabalho em equipe; 
• Melhoria da qualidade dos textos, após o processo de revisão; 
• Interdisciplinaridade entre os cursos de Letras e Pedagogia; 
• Desenvolvimento da competência linguística; 
• Uso de diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica), como meio de produzir, expressar e comunicar ideias; 
• Ampliação do repertório dos alunos (ampliação da capacidade de leitura e produção de textos); 
• Publicação dos livros produzidos pelas licenciandas em Pedagogia no site do Centro de Extensão da USJT. 

Eu, como uma das orientadoras do projeto, me senti muito orgulhosa, tanto pelas apresentações realizadas pelas alunas, como pela qualidade dos livros produzidos. Realmente foi um trabalho exemplar, que contribuiu com a formação acadêmica de todos os envolvidos neste processo.

Abaixo, segue o vídeo da aluna Hanaysa Silagi encerrando o ciclo de palestras da II Jornada Pedagógica, em que ela aparece contando a história de um bolinho que queria conhecer o mundo. Embora esta narrativa não faça parte das obras escritas pelas alunas, divertiu muito a todos que ali estavam.

Às alunas do 2º e 3ºAPGN, deixo o meu agradecimento pela confiança no meu trabalho. A Valdineia, obrigada por ter dividido o trabalho comigo de forma prazerosa. À professora Dineia fica a minha gratidão por tal oportunidade! ;)
_______________________________
Palestras: Oficina de produção de texto: formando leitores e escritores por meio dos futuros pedagogos, cuja oradora foi a aluna Karina Pereira da Silva (2º ano de Pedagogia), e Oficina de produção de texto: incentivando futuros professores a produzir e contar histórias, que teve como palestrantes as alunas Carolina Muller Pandjarjian, Idalina Isabel Carezzato de Oliveira e Mariza de Paula Dias Coelho (3º ano de Pedagogia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...